Você já faz um planejamento de conteúdo e publica ele, mas não tem certeza de que está indo para o caminho certo? Vamos ver aqui métricas que vão te dizer se seu resultado está sendo satisfatório ou não.
Um conceito que você precisa ter sempre em mente é o da relevância do conteúdo que está publicando. É muito importante que isso seja uma preocupação constante porque o algoritmo do Facebook e do Instagram beneficia contas que postam assuntos relevantes para a audiência e penalizam as que postam conteúdos que a audiência já mostrou que não quer ver.
NÃO IGNORE OS SINAIS
Volta nas suas últimas 10 publicações e anota em um papel (ou em uma planilha ❤️) quantas curtidas e comentários cada uma dessas 10 recebeu. Indica o conteúdo daquela publicação (foto de um sapato, arte feita sobre Carnaval, vídeo que eu gravei sobre um procedimento) e puxa o engajamento dela. Você vai ver que algumas dessas publicações têm um número muito maior de curtidas e de comentários do que as demais, e esse é o sinal de que essa publicação com maior engajamento é a preferência da sua audiência. Simples assim. Se a arte sobre o carnaval deu metade das curtidas, seu público está claramente dizendo “eu não tenho interesse nesse tipo de conteúdo, não posta mais isso”.
AUMENTE A FREQUÊNCIA DO QUE FUNCIONA
Agora que você conseguiu ver quais tipos de publicação deram mais certo, tem em mãos o início do seu próximo planejamento. Geralmente uma pessoa apresentando um produto ou falando sobre ele, uma loja cheia ou a foto de um cliente satisfeito são os assuntos preferidos. Primeiro que você está mostrando que existem pessoas reais que estão ali, consumindo seu produto ou serviço, e segundo que está entregando uma prova social gigantesca. As pessoas que usam estão satisfeitas.
Eu recomendo que anotar o assunto do post, o número de curtidas e de comentários seja uma prática bastante frequente na sua vida. Dessa forma você gera um relatório e tem uma visão clara do que a sua audiência está gostando mais em relação aos assuntos que você aborda. E deixar sua audiência satisfeita é a maior prova de que seus esforços estão gerando resultados.

Publicitária com foco na humanização das marcas. Começou sua carreira como estagiária no desenvolvimento de um congresso online, onde teve contato com profissionais de todas as partes do Brasil. Saiu de lá, abriu seu próprio negócio e há 3 anos é focada nos resultados que a humanização das marcas no ambiente digital traz para as empresas. Atualmente é Diretora da Abacaxi Digital, agência focada em branding fundada por ela.