Como saber se minha estratégia de conteúdo está funcionando?

In Instagram by Jade Carvalho Marchiori

Você já faz um planejamento de conteúdo e publica ele, mas não tem certeza de que está indo para o caminho certo? Vamos ver aqui métricas que vão te dizer se seu resultado está sendo satisfatório ou não.

Um conceito que você precisa ter sempre em mente é o da relevância do conteúdo que está publicando. É muito importante que isso seja uma preocupação constante porque o algoritmo do Facebook e do Instagram beneficia contas que postam assuntos relevantes para a audiência e penalizam as que postam conteúdos que a audiência já mostrou que não quer ver.


NÃO IGNORE OS SINAIS

Volta nas suas últimas 10 publicações e anota em um papel (ou em uma planilha ❤️) quantas curtidas e comentários cada uma dessas 10 recebeu. Indica o conteúdo daquela publicação (foto de um sapato, arte feita sobre Carnaval, vídeo que eu gravei sobre um procedimento) e puxa o engajamento dela. Você vai ver que algumas dessas publicações têm um número muito maior de curtidas e de comentários do que as demais, e esse é o sinal de que essa publicação com maior engajamento é a preferência da sua audiência. Simples assim. Se a arte sobre o carnaval deu metade das curtidas, seu público está claramente dizendo “eu não tenho interesse nesse tipo de conteúdo, não posta mais isso”.


AUMENTE A FREQUÊNCIA DO QUE FUNCIONA

Agora que você conseguiu ver quais tipos de publicação deram mais certo, tem em mãos o início do seu próximo planejamento. Geralmente uma pessoa apresentando um produto ou falando sobre ele, uma loja cheia ou a foto de um cliente satisfeito são os assuntos preferidos. Primeiro que você está mostrando que existem pessoas reais que estão ali, consumindo seu produto ou serviço, e segundo que está entregando uma prova social gigantesca. As pessoas que usam estão satisfeitas.

Eu recomendo que anotar o assunto do post, o número de curtidas e de comentários seja uma prática bastante frequente na sua vida. Dessa forma você gera um relatório e tem uma visão clara do que a sua audiência está gostando mais em relação aos assuntos que você aborda. E deixar sua audiência satisfeita é a maior prova de que seus esforços estão gerando resultados.